terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os Reinos Antigos da Costa Oriental Africana e sua Relação com o Oriente

Autor: LUIZ HENRIQUE RODRIGUES PAIVA
Orientador: Prof. Dr. LUIS MANOEL DOMINGUES

INTRODUÇÃO

O continente africano testemunhou o surgimento de algumas das maiores civilizações da história da humanidade. Estes reinos partiram inicialmente de conglomeradas proto-urbanos, passando por modos de governos como as anarquias, as chefaturas e por fim nas hegemonias, onde neste ultimo estado de governo já é possível notar o estabelecimento de uma hierarquia administrativa, um fisco e um exército. Seguindo através do Vale do Nilo em direção ao sul do continente podemos observar uma grande quantidade de povos que se desenvolveram e prosperaram através do contato que tiveram entre si, seja esse contato pacifico ou não, esses reinos também levaram suas influencias e foram influenciados pelos povos da Península da Arábia, de onde por exemplo, adquiriram a religião islâmica e o desenvolvimento comercial. Falamos aqui de reinos como o Egito, a Núbia, as cidades fortalezas a reinos árabes na costa oriental africana, assim também como a Etiópia.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Através dos estudos de Hubert Deschamps, Joseph Ki Zerbo e Mario Curtis Giordani sobre as sociedades africanas anteriores ao descobrimento dos europeus, podemos desenvolver um trabalho cujo os reinos africanos fossem expostos de uma maneira poucas vezes relatada, pois muito pouco se conhece ainda hoje em nossa sociedade sobre o referido assunto e desta forma podemos analisar o processo de formação deste grandes povos, sobretudo como se expandiram fazendo uso das chamadas grandes rotas comerciais, que ligavam o continente africano com o Oriente Próximo e como essas rotas também se ligavam ao comercio no Mediterrâneo através do norte africano, fazendo desta região e da região da Núbia um verdadeiro ponto para as caravanas que seguiam a destinos distantes. Essas ligações e estabelecimentos de rotas comerciais longínquas levaram os produtos africanos até regiões como a Índia e a China, mostrando como eram valorizados esses produtos exóticos encontrados em regiões principalmente mais ao sul do Saara, como peles de Leopardo, marfim, pedras perciosas, etc.

METODOS

As pesquisas foram realizadas através da revisão bibliográfica de alguns livros como: Grandes Civilizações do Passado, A África anterior aos descobrimentos, dentre outros sobre a referida temática, assim bem como artigos encontrados no site WWW.casadasafricas.com.br onde podem ser encontrados vários materiais sobre os passado de muitos dos povos estudados, fazendo-se assim possível uma análise elaborada totalmente voltada para o tema da pesquisa e também a obtenção de alguns mapas da referida região que foram de suma importância para os estudos dessas rotas que ligavam os já citados reinos com as regiões de comercio oriental e continental. 

RESULTADO E DISCURSSÃO
 
Quanto às cidades estabelecidas na costa oriental da África, sabe-se que sua origem se liga à presença de viajantes asiáticos, provavelmente chineses e indianos; no século IX, mercadores do lado oriental do golfo pérsico fundaram aí alguns povoados, no entanto a região só atingiu maior desenvolvimento a partir do século XIII, quando árabes transformaram-na em importante entreposto comercial. Os povos dessa região adotaram a religião islâmica e desenvolveram uma intensa vida urbana e comercial. Contudo sua posição litorânea facilitava os ataques externos, e a falta de controle sobre o interior levava à fragmentação política. Assim, no século XVI, essas cidades foram dominadas e saqueadas pelos europeus; chegava ao fim uma importante cultura africana.Trata-se de uma história de sete mil anos, que formou a base sócio-cultural da maioria das civilizações humanas na antiguidade. Algo que foi consolidado com a formação da cultura helenística e a construção da célebre Biblioteca de Alexandria, após as conquistas de Alexandre, o Grande (356-323 a.C.).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Um aspecto interessante do legado da África Antiga a outro Continente e que se situa num plano de estudos muito especializado é a contribuição do Continente Africano no campo de cereais importantes como o sorgo e o arroz.A África Pré-Histórica deixou um notável legado como sendo o berço da humanidade. Trata-se das relações entre os tipos raciais modernos do Continente e o modelo antigo dos grandes grupos antropológicos. A África Pré-Histórica deve ainda ser recordada pelo importante legado no campo artístico. Ainda pode ser citado o domínio das Ciências Humanas e Sociais, na contribuição dos sociólogos e cientistas políticos permite redefinir o saber histórico e cultural dessas nações. Já no campo religioso cita-se ser um dos aspectos mais interessantes da influência da África Negra com a africanização do islã, incluindo-se que o próprio estudo da História da África que proporciona à Ciência da História e às demais Ciências Humanas, porque amplia consideravelmente os horizontes da História Universal. A prática da história na África torna-se um permanente diálogo interdisciplinar. Novos horizontes se esboçam graças a um esforço teórico inédito. A noção de “Fontes cruzadas” e “Xuma”, por assim dizer do subsolo da metodologia geral, uma nova maneira de escrever a história. A elaboração e a articulação da História da África podem, conseqüentemente, desempenhar um papel exemplar e pioneiro na associação de outras disciplinas à investigação histórica.
Palavras-chave: Continente Africano, África Antiga, Cultura, História.

REFERÊNCIAS

DESCHAMPS,Hubert. Les Religions de L´Afrique Noire,Presses Universitaire de France,1954.   
FAGE, J.D. - A evolução da historiografia da África, História Geral da África I. Metodologia e Pré-História da África. São Paulo: Ática/UNESCO, 1980, coordenador do volume Joseph Ki-Zerbo.

GIORDANO, M.C -. História da África: Anterior ao Descobrimento. 5º ed.Petrópolis.,RIO DE JANEIRO:2007.
LINHARES, Maria Yedda. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus. 1990.
SHEHATA, Adam - Colaboração de J. Vercoutter.
SILIOTTI, Alberto – Egito: Grandes Civilizações do Passado. Ed. Folio. ATLAS
Casa das Áfricas. Disponível em: <http://www.casadasafricas.com.br>. Acesso em 26 mai 2010 às 13:21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário